sexta-feira, 11 de abril de 2014

Hábitos alimentares

Há uma linha que separa a minha alimentação: a minha alimentação antes de Novembro de 2013 e a minha alimentação depois de Novembro de 2013. Iniciei-me nos treinos logo no início de Janeiro, mas as mudanças alimentares começaram mais cedo:

Número de refeições: 2 a 3 refeições Vs as 7 a 8 refeições que faço atualmente.

Bolos e géneros alimentares semelhantes: Não sei se deva dizer que sou a maior gulosa de sempre... ou se era... é que até Novembro de 2013, facilmente como refeição (das poucas que fazia) comia um bolo ou algo parecido ou complementava-as sempre com algo doce no fim. Raro, era não o fazer. Logo comia no mínimo 2 doces por dia (a sério que estou a contar por baixo) VS a Zero ou um doce por semana atuais. Vejamos o seguinte... a verdade é que eu simplesmente não tenho vontade de comer doces, mas acontece, é rara a semana em que as meninas e meninos não se reúnem à volta de comida e bebida, lanches, jantares, o habitual e clarooo que não me restrinjo, mas por norma sou ponderada e não considero que faça estragos, se o corpo saliva eu satisfaço com conta peso e medida. No entanto, se comparar ao que comia antes passei de um 80 para (menos de) 8. Em casa não temos "perigos", finalmente consegui que o Zeus não trouxesse as habituais caixas de queijadas, bolachas recheadas e tudo e tudo. O mais calórico que tenho em casa são os bolos lêvedos e estes ninguém me tira!!

Fruta: 1 a 2 peças... eventualmente... ghramm  por mês Vs 2 a 3 por dia (raramente, muito raramente como apenas fruta, para evitar picos de fome que os açucares rápidos causam)

Proteínas: Aqui passei nitidamente dos 8 para os 80, sem dúvida. Troquei as proporções com os hidratos. Antes era mais hidratos, menos proteína, agora só me apetece proteína, perdi a adição do açúcar. Sem esquecer a suplementação que faço 1 a 2 vezes por dia de proteína em pó (ansiosa pelo dia que a Muscletech me patrocine... isso é que era!! eh eh :) )

Gorduras- Tirando as gorduras péssimas dos bolos, o antes e depois nessa matéria não alterou muito. Sempre optamos por boas gorduras e fritos aqui em casa é raro há anos... a minha perdição lá de vez em quando eram doses de batata frita nas tardes... há quem coma pipocas... eu matava por batatas fritas. Atualmente, ainda adoro, mas só como nos raros dias de desconsolo. 

Liquidos: A água e o chá ganham de longeeee desde sempreeeeee, em seguida opto por sumos naturais, por vezes refrigerantes e muitttooooooo raras vezes bebidas alcoólicas (sendo a minha bebida preferida vinho branco fresquinhoooo)

Jejum nocturno: Antes a última refeição devia ser pelas 19 ou 20horas, agora a última refeição é feita no máximo 1hora antes de ir dormir.

Sacrifício matinal: Durante a semana não há tempo para mexer ovos, logo faz-se o sacrifício de tomar aquilo puro, batido na liquidificadora. Prefiro tomar de uma vez como quem bebe um shot, do que misturar aquilo nos cereais ou aveia e assim estragar o sabor e textura de um pequeno-almoço inteiro!

Fome: A verdade é que desde que engravidei ganhei um enjoo permanente que repelia comida. Tinha pouca fome e quando comia, comia porcaria. No entanto, um dia... eu também fiz dietas loucas, e o que me recordo é da tremenda fome constante que sentia. Com o meu regime alimentar... até tenho fome, raramente como só porque tem de ser, hoje em dia como com gosto!! Acima de tudo, a grande diferença é que de forma geral estou a melhorar o meu corpo, sem jamais estar a passar fome. Isso acho tão porreiro e julgava ser tãooo utópico!

Plano alimentar: Não existe tal coisa aqui, arrepiam-me... são tão restritos. O nosso plano alimentar em casa é o melhor possível, a lista de compras, a partir daí planeia-se as refeições na hora sem grandes antecedências.  Encaramos a comida como combustível, logo é fundamental... A questão aqui é optar pelo melhor combustível possível! Não se trata de por pouco combustível, porque não há carro que ande muito com pouco (certo?), mas sim encher o tanque com o melhor! 

Ahhh... basicamente deve ser isso... Agora assim de repente não me lembro de mais nada... 

Beijinhos

1 comentário:

  1. Belas dicas para quem pretende ficar em forma! Confesso que tenho andado a comer melhor, mas salto sempre o lanche... o que é um grande erro! Beijinhos

    ResponderEliminar