sábado, 20 de abril de 2013

Comentários que dão post...


Resposta ao comentário efetuado ao post: Do mundo competitivo da fotografia!

"Anónimo 19 de Abril de 2013 às 14:23
só acho os seus preços elevados para quem está a dar primeiros passos na área!"


Se no outro post falei da perspetiva dos fotógrafos sobre o meu ingresso na área...
Agora apraz-me falar da visão dos possíveis clientes.
Sem querer ser ofensiva e desvalorizar o período de crise que vivemos atualmente e sabendo que todos os euros contam... desculpem-me mas todo o produto tem um valor. Valor este que não deve ser medido apenas pelo "tempo de serviço" mas também pela arte,  criatividade e inovação!
No meu caso, concretamente, eu até sei que comparando com outros fotógrafos faço preços de feira, sendo até muito flexível.

Eu "percebo" de onde vem essa ideia do"caro", é que devem mesmo achar que é chegar e tirar umas fotos! Ah se assim fosse, então estariam todos satisfeitos com as fotos caseiras, não é?!
Mas como até são capazes de reconhecer que as minhas fotos têm valor, procuram-me! Agora, se podia "levar a coisa" mais barata? 
Não, não podia!
É porque fotografar é caro, é mesmo muito caro (material fotográfico, material de estúdio, acessórios  que no meu caso são cada vez mais- só quem está na área é que me entende)! Se fosse para ter despesa e acima de tudo perder tempo junto do meu marido e do meu filhote então continuava a fotografar apenas "os meus"!

4 comentários:

  1. Opinião de "cliente": Tudo tem o seu valor e olhamos para as coisas e aceitámo-las de acordo com o seu valor. Se gostaria que fizesses uns preços de feira, gostaria muito ;) para meu proveito, claro mas não o acharia muito correto para ti e a tua família.
    Sabes que no início trocámos algumas palavras sobre este assunto e disse-te logo que para nos darem valor, temos nós que nos dar o devido valor primeiro. Só assim olham para nós e nos reconhecem.
    Não conheço bem a tua tabela de preços mas tenho a amigas a quem já fizeste batizados e aniversários. Elas fizeram consulta de mercado, escolheram-te e manisfestaram-se positivamente e felizes com a escolha.
    É verdade, não és profissional, "tiras" trabalho aos profissionais, mas és empenhada, aplicada, profissional e apresentas um resultado final à altura. Se os ditos "profissionais", que são profissionais, vêem-se passados para trás por uma amadora, alguma coisa está mal e não me parece que seja a atitude ou trabalho da amadora.
    É só passar pelas montras dos ditos profissionais e poder ver algum do seu trabalho profissional e recordar-me das fotografias que tirava em criança com o queixo milimetricamente medido para a foto. Eu que tinha um queixo torto imaginem as vezes que não me viraram para a esquerda e para a direita à procura de uma imagem perfeita que não era minha. E continuam... entretanto já endireitei o queixo mas a metodologia permanece, as imagens são estanques, paradas no tempo, sem vida, sem o brilho que a maioria de nós tem no olhar.
    Por favor, profissionais, talvez fosse bom olhar para o trabalho dos amadores e, em vez de criticar, aprender alguma coisa. Reconhecer as limitações e procurar ser melhor.
    Quanto ao preço, bom e barato, não é fácil encontrar ou se encontramos talvez precisemos desconfiar pois não é possível. Todos nós, clientes, queremos o melhor preço mas temos que reconhecer que apresentar um bom trabalho final onde está patente o material utilizado, a dedicação e as horas de trabalho, o preço é o reflexo disso também.

    P.S. Não sou uma defensora da Dreia, sou uma fã consciente e de pés assentes na terra.
    Vou torcer que ela faça campanhas de Dia da Mãe ou outras pois sei que em condições normais, o teu valioso trabalho tem um preço. Não está ao meu alcance diário, pode estar ao meu alcance comemorativo e esporádico.

    Bom trabalho e vamos ser todos um pouco mais realistas e não atirar tantas postas de pescada (como podem dizer que o fiz ;)

    ResponderEliminar
  2. Bolas, e há alguém que tenha lido este comentário até ao fim? Só agora me apercebi do testamento...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LOL LOL
      grande nada!! Foi muito fácil de perceber a tua ideia!!

      Eliminar
  3. Felizmente tive a possibilidade de fazer uma sessão contigo e depois de acabar a sessão e de ver as fotos digo sinceramente que não é caro pois toda a dedicação o carinho a paciência as ideias as "cambalhotas" que dás, o resultado é fenomenal..Espero vir a fazer mais uma pois ADOREI...Continua com o óptimo trabalho..Beijinhos Elisabete Correia

    ResponderEliminar