quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Reforço Positivo

Acordei pensando na morte da bezerra.
Detesto injustiças, principalmente senti-las na pele, está claro... 
Pior é ficar sem palavras no momento para responder à altura, a minha veia pacífica toma sempre conta de mim... mas depois o sentimento de injustiça assola-me e deixa-me pensando na oportunidade que perdi para colocar os pontos nos i's...
Em criança muitas vezes sentia que as outras crianças eram más, mas acreditava que em adulta isso não acontecia, já que os adultos são capazes de racionalizar e agir pelo bem. Mas não, ainda é pior. O adulto só pensa no seu bem-estar, em tirar a água do seu capote, mesmo que atinja quem nada tem a ver com o assunto!
Além do mais, com o tempo vejo o quão difícil é receber um elogio hoje em dia... por melhor que te tenhas saído em determinadas tarefas é complicado ouvir "Agiste, muito bem"... 
Acho que muita gente devia enfiar os cornos num livro de psicologia e estudar, ao menos, um conceito: REFORÇO POSITIVO"!
Deviam experimentar praticá-lo, faz um imenso bem à alma de que o aplica no seu dia-a dia e mais ainda a quem o ouve. É importantíssimo um reforço externo, uma motivação extra... e não tira pedaço a ninguém... JURO!
Parece até é crime alguém, auto-elogiar-se (ainda recentemente falava disso), são logo acusados de presunçosos, arrogantes e com falta de humildade... lamentável... Em especial, se a pessoa que se auto-valoriza tem motivos para tal. Só falta pedir desculpa por existir, caramba!
Alguém dizia e bem ao (tal) post que escrevi: "Se não formos  nós a motivar-nos, quem o fará?"
Sinto o mesmo!
Crescemos num mundo onde  a competivividade é feroz, onde não se perdoa o "erro" mas jamais se elogia...
Triste!

4 comentários:

  1. E sabe tão bem ouvir um 'fizeste bem !' Mas para muita gente requer algum treino, ás vezes pensa-se mas tem-se receio de se ser demasiado 'sincero'.

    ResponderEliminar
  2. Às vezes não se gosta de admitir e pronto!

    ResponderEliminar
  3. O problema é quando a pessoa se auto-valoriza sem motivos para isso! Quanto a elogios, isso perdeu-se infelizmente... dá mais prazer o deitar pra baixo e muitas vezes para esconder os seus próprios erros.

    ResponderEliminar
  4. Pois Clara, também o há, mas não quis ir por aí, porque estes lá está, já têm censura que chegue, agora dificil dificil é elogiar quando há mérito!

    ResponderEliminar