terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Qualidade de vida

Já havia estado em Lisboa antes do bebé., e de facto é uma cidade maravilhosa... Mas, desta vez tive uma noção totalmente diferente da mesma cidade!
A capital do país está tão mal adaptada a pessoas com necessidades especiais... comparado com a minha querida ilha, viver aqui é um luxo (isso sem falar sequer da insegurança que se sente em Lisboa)! Recentemente "reclamava" das más acessibilidades e condições que a minha ilha tem... mas comparado a Lisboa, até sinto no dever de pedir desculpa à minha terra... hoje, no pouco que passei por cá... vi rampas e todas as condições em excesso!
Até nos centro comerciais conhecidos da capital as condições para bebés são escassas e notórias, o líder na precariedade é o Colombo, seguido do Vasco da Gama e o que oferece algum conforto é o Dolce Vita, que até tem um microondas  para aquecer as comidinhas de bebé!
Cá no nosso "maior" centro comercial ( que é 2 ou 3 vezes menor que o Vasco da Gama) temos um cantinho todo ele preparado e equipado: espaçoso, com zona privada para dar a mama (sofás e não uma cadeira e um simples biombo), 2 muda-fraldas com resguardos, microondas, zona para dar biberão e lavabos próprios. No Colombo tens ao teu dispor uma mesa para muda de fraldas (só), no WC das crianças (que é minúsculo)! O Vasco da Gama já dispõe de 2 muda-fraldas e a tal cadeira com o biombo... melhor que nada, verdade seja dita!  

(Na próxima vez que for ao nosso centro comercial, fica prometido que vos faço uma tour... tenho pena de não ter fotografado o que vi por aí para dar a conhecer às minhas cocidadãs as maravilhosas condições que temos)

4 comentários:

  1. Bem, no meu tempo o colombo tinha um espaço próprio para amamentacao. Uma sala especifica junto a entrada da fonte dos golfinhos e segundo me recordo era uma sala toda xpto só com luz ambiente e mto confortável. Já nao vou ao colombo há anos por isso nao sei como esta agora mas de facto concordo ctg... Lisboa esta mto pouco virada para o conforto e comodidade dos seus habitantes. Eu vivi lá 20 anos e nao regressaria nem que me
    Pagassem!

    ResponderEliminar
  2. No Colombo tens uma zona exclusiva para bebés, numa das pontas.
    Tem aquecedor de "biberons", lavatórios, quatro mudas fraldas, uma mesa para apoio/refeição e uma zona mais aconchegada com sofas para a amamentação.

    ResponderEliminar
  3. Opá eu teria dado tudo para ter descoberto essa sala... lol :)

    ResponderEliminar
  4. Boca santa! Não há terra como a nossa. Lisboa é espectacular... para ir de férias. Qualidade de vida temos aqui. Que me perdoem os(as) teus(tuas) leitores(as) que vivem em Lisboa. É, de facto, uma cidade com muitos encantos, mas para capital europeia, ainda lhe falta muita coisa... :(

    ResponderEliminar