segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

E por falar em amamentação: Update

Estamos super bem e super em força... por aqui continuamos super confiantes e relaxados!
Estamos tão bem, tão bem que não tomo nada de nada (apenas o matervita, quando me lembro) e já lá vão quase 2 meses "clean" de suplementos alimentares! 
Nada é mais poderoso do que acreditar que se é capaz e ter muita vontade!
Durante a viagem a Lisboa, o bebé voltou a mamar mais  porque ora ele queria, ora me dava mais jeito levar só as mamas. É claro que o reflexo natural da maior demanda foi voltar a ser vaca leiteira... a única vaca que é permitida por aqui é mesmo a sua mãe! Com muito gosto, obrigada!
Mal regresse ao trabalho, volto a usar a bomba na minha hora de almoço para ter o leitinho do dia para levar para a creche!
Por aqui e como já disse anteriormente, não há pressas em substituir refeições lácteas, já que não se gasta com latas de leite, e nem este bebé beberá leite de vaca tão cedo (outra vez: a não ser sua mãe, claro)!

Atenção: NADA CONTRA a introdução dos sólidos, desde que cumpram com algumas indicações e timings acho muito bem...já que se por aqui também não houvesse leite materno à descrição eu também seria forçada a introduzir tudo o que ele tivesse direito.  


Recapitulando, regras básicas para manter a amamentação (em especial a longo prazo):
- Amamentação sem horários, quando apetecer à mãe e em especial, ao bebé. Quando vos disserem que ele TEM que comer de 2 em 2 horas ou de 3 em 3 horas... é meio caminho andado para o falhanço. Ninguém conhece melhor as suas necessidades de fome, sede e mimo que o bebé e cada bebé é único;
- BEBER MUITOS LÍQUIDOS de preferência água e chá (está frio carago);
- Manter, assim queira o bebé, as mamadas nocturnas. Parece que custa, mas não custa nada! E é de noite que produzimos mais. Não se deve "calar" e enganar o bebé com a chucha, se ele acorda é só para vosso bem e bem da amamentação;
- Sigam os vossos instintos e confiem no vosso corpo se ele foi perfeito na concepção ele também o é com as suas crias;
- Rodeiem-se de ajuda e gente positiva, sejam surdas aos comentários inapropriados e totalmente descabidos... mesmo que venham de profissionais de saúde! Admito que até eu quando ouço "palpites", pergunto logo: "Amamentou durante quando tempo", normalmente a resposta é "Não amamentei" ou "Amamentei nas primeiras semanas", logo "desprezo" por completo a bela da "ajuda"... por mais especialistas que digam ser, só sabe "aconselhar" quem de facto passou pela experiência. Aconselhar entre aspas, já que às vezes não é possível dar qualquer conselho por melhor vontade que se tenha. Li num sítio qualquer e bem que amamentar é natural, mas não é inato tem de se aprender e não há respostas exactas para tudo, é muito relativo dependendo de cada dupla mãe-bebé!  


Era suposto este ser um post curto... mas quando dou por mim a falar de coisas que gosto, acontece disto: MISSAIS COM MISSA CANTADA!"

6 comentários:

  1. Andreia,

    como tu também sou uma defensora acérrima da amamentação... Cá em casa também é "a pedido" e finalmente tou a conseguir ignorar os horários. Confesso que não foi muito fácil, caía sempre na tentação de fazer as contas de há qto tempo tinha mamado e se já estava na hora. Também não tenho pressa nenhuma na introdução dos sólidos e muito menos que ela coma "a sopa toda" ou a "papa toda"... A maior parte das vezes come pouco porque quer é mamar. E eu dou, claro. O leite materno deve continuar a ser o alimento principal, sendo que o resto é apenas um complemento.

    Também sou Enfermeira (a Sofia Rocha do grupo das mamãs de Junho) e concordo que não basta ser profissional para se perceber alguma coisa de amamentação, infelizmente.

    Parabéns! Continua assim...

    Beijinhos. Sofia.

    ResponderEliminar
  2. quanto a este post, ao anterior e ao seguinte.... 5 estrelas!! :) por isso e por outras coisas é que gosto de ti! :) eheheh! Beijocasss

    ResponderEliminar
  3. aliás, enganei-me na avalaição: 20 valores! ou 100%

    ResponderEliminar
  4. Sofia olha é que nem eu diria melhor! Partilho exatamente da mesma opinião.
    beijinho

    ResponderEliminar
  5. Dreia, não sou mamã, e infelizmente nem tão cedo serei pois a minha vida não o permite. Gosto de ler o que escreves sobre amamentação e o prazer que sentes nisso =)
    No entanto, em relação a isso surge-me sempre uma duvida, que tu como mamã e enfermeira talvez me saibas responder. O feitio do mamilo tem influência na amamentação? pode dificultar?
    beijinho

    ResponderEliminar
  6. Melocoton poderia até não saber responder a esta pergunta, mas para mim é fácil dado que eu não tinha mamilos decentes, eram completamente rasos, e com a descida do leite e aumento das mamas piorou muito mais. Nos primeiros 15 dias o que me ajudou muito foram os mamilos de silicone recomendo completamente e sim é totalmente possível amamentar. Agora 7 meses depois de amamentar é que tenho uns mamilos decentes formados pelo bebé e pelo uso da bomba. beijinho e boas festas

    ResponderEliminar