quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Post de merda... (reeditado)

Sabes avaliar o cocó do teu bebé (se é amamentado exclusivamente)?
A cor normal roça a cor mostarda, às vezes com uma tonalidade esverdeada.

Contudo se o cocó for verde, muito verde é provável que esteja a sofrer de cólicas. Suspeita-se que a causa número 1 das cólicas seja a imaturidade do intestino para receber e digerir a lactose (açúcar principal do leite). Por isso é necessário ponderar se o bebé não estará a mamar mais do leite inicial ("saciador da sede") em detrimento do leite do fim (que é mais rico em gorduras, sendo a fonte da engorda). Sabe-se que o primeiro leite é mais rico em proteínas e açucares, principalmente a lactose que pela sua decomposição acaba então por produzir mais gases e conduz a outros processos que culminam em cólicas e fezes verdes.

Para corrigirmos isso:
- Tente manter o bebé na mesma mama para chegar ao leite final, e só depois dar-lhe a segunda mama se ele ainda demonstrar sinais de fome (assim evita-se que vá desnecessariamente para a 2ª mama, mamar mais do primeiro leite ou pelo menos não mamará tanto deste);

- Na mamada seguinte comece pela mama que ficou a "meio", assim começará a mamar do leite final;

- Se o "problema" é ter leite a mais (produzimos uma proporção maior do leite inicial), então opte por extrair primeiro um pouco de leite (estará estraindo parte do primeiro) e só depois dar a mama.

* Acho que as dicas não estavam esclarecedoras o suficiente... é no que dá fazer posts que puxem pela mona às tantas da madrugada!

2 comentários:

  1. Bem é mesmo um post de merda.. e eu que ía fazer um post parecido, assim não faço que sinto que te roubei o título :P

    ResponderEliminar
  2. Katy está à vontade querida!!
    Faz lá o post como te apetecer que eu não sou cortes!! :)

    ResponderEliminar