domingo, 18 de setembro de 2011

Educar tem que se lhe diga...

Educar filhos pressupõe no meu ponto de vista que, antes de mais, sejam os pais a dar os exemplos! 
O que me preocupa!!
Eu sou tão gulosa, gulosa-viciada mesmo! E como é óbvio vou querer transmitir e praticar noções de uma alimentação saudável, em que os bolos deverão ser excepção e não a regra!! Muito bonito, mas eu que sou a mãe como pelo menos 7 bolos (sobremesas/lanches) por semana... essa tem sido a minha regra!
Vou mesmo ter de rever princípios e hábitos? Isso entristece-me profundamente!

Posso sempre tentar argumentar com o Vasco: Que as crianças mimam-se com beijinhos e carinhos em vez de doces, e crescem com comida saudável. Já as mães querem-se roliças para fazerem os papás "crescerem"!

Ainda bem que me faltam, pelo menos, uns 2 anos até ele perceber que a mãe é do tipo "faz o que eu digo, não faças o que eu faço!"

8 comentários:

  1. faz como eu... come às escondidas! eheeheh! a sério... eu tb sou super gulosa! e o T. sai mesmo à mãe, se não o controlo... era todos os dias!! e não pode ser, como é óbvio... daí, dou o exemplo, não como ao pé dele... mas sim às escondidas! eheheeh! rico exemplo este, nope? :)

    ResponderEliminar
  2. Nem me digas nada, tb sou uma gulosa e engraçado que ele tb já o é.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Ás escondidas então?!Lá terá de ser!

    ResponderEliminar
  4. Olá Dreia :) É a primeira vez que comento, apesar de já te seguir a ti e às histórias do vasquinho há imenso tempo! Olha, eu e o meu namorado estamos sempre a dizer que quando tivermos filhos vamos ter de nos moderar, porque nós, para comer coisas boas, ui... era todos os dias, se pudesse ser... Comer às escondidas é uma boa táctica, ams parece-me que não dura para sempre... O melhor será educar os nossos filhos a gostar de coisas saudáveis e que são também saborosas - por exemplo, em vez de a sobremesa ser apenas uma pera, porque não juntar iogurte e mel a essa pera? Só um bocadinho... Assim, eles (e nós) ficamos com a vontade de doces saciada e não foi tão mau como comer uma mousse ou um bolo... E uma vez por semana, lá se faz o bolito com creme ou o doce mais calórico e nesse dia vai-se passear muito para o parque a queimar as calorias :P Há muita opção de sobremesa saudável por aí, é mesmo só procurar, e assim ficamos todos consoladinhos :) Eu sei que não é igual ao creme de ovos ou ao chantilly (a minha perdição), mas tudo é uma questão de hábito (ou pelo menos espero, porque senão,daqui a uns anos, cá em casa também se vai recorrer ao "comer-às-escondidas" :P )

    ResponderEliminar
  5. Eu por acaso faço igual, é ver-me a enfardar gomas sem ele ver e depois ele olha para mim e eu pareço um esquilo com as bochechas enormes. LOL

    ResponderEliminar
  6. Olá Sabi, obrigada pelo comentário e pelas sugestões deliciosas... e dicas espectaculares para "gastar" os excessos!
    E sim tens razão... mais cedo ou mais tarde ele vai perceber que é enganado pela mãe eh eh, espero que seja lá para os 30's anos!

    Nota: detesto chantili, amo leite condensado :)

    Pronto e quando a gula for grande farei como a Pimpolha e Baunilha... vou aos armarios às escondidas!

    ResponderEliminar
  7. olha, o meu Ti come tudo e aqui em casa a alimentação é mesmo muito saudável e equilibrada... o menino come fruta e legumes, não é nada esquisito! nós tb, ele habituou-se pq lá está, somos o exemplo... mas, qd ele está a dormir ou não está conosco... ui! nem ele imagina... eu e o pai comemos tijelas de cereais de chocolate às secas, gelados, bolachas, gomas... sim, e está tudo escondido! ele tb come mas não pode ser todos os dias!! ( e nós não comemos todos os dias) nem imagina os gulotões que tem cá em casa... 'tadinho! às vezes até comemos os doces que as pessoas lhe oferecem! muito mau da nossa parte! eu sei... ehehehehe!

    ResponderEliminar
  8. Ah ah...eu caminho a passos largos para as mesmas atitudes! Quanto a mim, nada a fazer EU PRECISO comer doces, mas quanto ao filhote, reconheço que estou errada e como tal quero fazer o certo, o melhor possivel! Credo...ele também não vai ser um desconsolado, mas será a excepção. Quero que ele faça "a festa" quando souber que vai comer um gelado ou um bolo e que não seja uma banalidade!

    ResponderEliminar