terça-feira, 26 de julho de 2011

Conservação do leite materno

Se há coisa que me tem moído a cabeça são os tempos correctos de conservação do leite materno, cada fonte bibliográfica  tem informações dispares... o que me baralhava muito! Contudo percebi que o que sabia/li até aqui não estava errado, apenas era informação desactualizada! Felizmente há cada vez mais estudos nesta área, daí que hajam determinadas correcções. 

Se se recordarem as indicações veiculadas para a conservação de leite até há bem pouco tempo eram:

  • 24 horas no frigorífico;
  • 1 mês no congelador dentro do frigorífico;
  • 3 meses em arca congeladora;
É informação ultrapassada!
Descobri as novas directrizes no folheto que acompanha os frascos/biberões da minha bomba extractora de leite da Medela, marca de confiança nestas questões do aleitamento materno.
Mesmo assim fui investigar e de facto os fóruns e sites da matéria são congruentes em apresentar como mais recentes, as seguintes indicações para conservar correctamente o leite materno:

 (Informação folheto Medela, clicar para aumentar)

Para complementar estas informações, sugiro este site!

Parece-me que a este nível, estou esclarecida. Ainda tenho de me orientar quanto à melhor forma de retirar leite no serviço e conservá-lo em condições até chegar a casa e congelá-lo!!

2 comentários:

  1. E eu continuo sem tirar... mas tb porq n tenho tido necessidade... mas obrigada por toda esta informação! se daqui a uns meses tomar essa decisão, já sei o que consultar.

    ResponderEliminar
  2. Sorte das mães que amamentam e não têm de se preocupar com congelamentos! :(

    ResponderEliminar