sábado, 16 de abril de 2011

O problema de umas é o consolo de outras!

Pela primeira vez em meses e meses a grávida saiu do cativeiro e foi levada a passear pela "night" de Ponta Delgada!

Chegou a hora de ir abanar a cabeça (porque o resto o Zeus não deixa) escolhemos um ambiente animado  com muita música ao vivo (o Vasco devia estar tão assustado com a barulheira que nem se mexeu)! Mas é claro que não se pode ir a um sítio desses sem levar com o fumo dos outros e nem pensar em refilar, porque simplesmente não temos razão nenhuma e se não queria levar com o fumo, ficasse em casa! Por isso e porque QUERIA ter uma noite normal amanhei-me e pronto, escolhemos um lugar onde fugíssemos dos cigarros e com toda a ventilação possível (o lugar era amplo, o que ajudava)!

Vai daí entra uma grávida que devia estar na casa dos 30's a chegar aos 40's (e eu a sentir-me tão bem, por não ser a única no sítio) com  toda a sua família XPTO que ficou numa mesa ao nosso lado. Pensava cá para mim "Sorte a dela colocar-se aqui, que assim não leva com fumos" (já que na minha mesa ninguém fumava)! Pouco depois a família mudou-se para uma outra mesa e além de muitos deles tirarem dos seus cigarros para fumar... pasmei por ver a grávida a fazer o mesmo ao lado do marido que também a acompanhava no vício!!!

Vai uma pessoa ter tantos cuidados, para outras serem tão relaxadas (para não dizer outra coisa). Não via uma grávida com cigarros há muito tempo!!
E ainda esta semana um artigo da Pais e Filhos dizia que as quarentonas eram mais "cuidadosas" com os filhos! Sim claro, e esta é a excepção à regra! Isso de generalizações é sempre tão relativo!

4 comentários:

  1. Olha não fui capaz de não comentar - a minha mãe teve-me aos 30 anos, e ao meu irmão aos 37, e em ambas gravidezes fumou.
    Fumava desde os 16anos, e quando engravidou foi a própria médica que aconselhou a reduzir a quantidade de cigarros, porque deixar de fumar por completo ia prejudicar o bebé - ia estar em constante stress e nervosismo.
    Tenho agora 26 anos e o meu irmão tem 20. Tanto um como outro não fumamos e somos perfeitamente saudáveis.
    Portanto, lá por veres uma grávida a puxar de um cigarro, não significa que é uma porca de uma mulher que não quer saber da criança.... provavelmente até quer saber dela mais do que imaginas ;)

    ResponderEliminar
  2. É verdade Hilda, conheço bem o que se preconiza quanto à suspensão tabágica total durante a gravidez!
    Mas assim, como há quem reduza "a bem do bebé" há quem não faça absolutamente nada! Isso é mesmo assim, independentemente da idade da grávida e da ligação com o filhote, vai sempre haver quem se porte "by the book" e ainda assim as coisas correm mal...e quem faça tudo o que se diz que não se deve fazer e sair crianças absolutamente saudáveis e lindas! Óbvio que sim!
    Mas ainda assim, posso dar-me ao luxo de achar este gesto improprio para uma grávida!! É assim mesmo é a minha opinião e isso não se discute, assim como tem todo o direito à sua (pelo que qualquer comentario é mesmo bem vindo, uma "discussão" é sempre saudavel aprendemos muito com elas).
    bjim!

    ResponderEliminar
  3. Apetece dar um par de estalos mesmo. E essa do stress é demais, porque conheço quem fumasse e bem e diz que stressava bem mais só de saber que podia estar a prejudica o bebé e então deixou que foi um mimo e não lhe custou nada. Prioridades!
    Mas pronto, tb pode haver alcoolicas que achem melhor só reduzir, para não deixar de vez, pq pode ser muito stressante. Desculpas!
    Beijocas

    ResponderEliminar
  4. Percebo a tua indignação, pimpolha. Mas a verdade é que vai da consciência de cada uma!E outra verdade é que realmente muitos G.O. encorajam mais à redução que à abstenção total!!

    Mas lá está, realmente quem nos vai garantir a 100% que o melhor é reduzir ou parar?
    Se bem que esta dúvida para mim nem se coloca, obviamente parar, sempre parar!! Na minha opinião, mesmo que se reduza...o ambiente estufa existirá sempre para o bebé...e coitadinho, por mais saudável que venha no fim, se até nos adultos nos incomodamos com o fumo alheio imagine-se esses bebe que não têm escapatória possível!!
    bjim

    ResponderEliminar