quarta-feira, 20 de abril de 2011

Apetece-me algo...


Não sei se já tinha partilhado a minha opinião sobre os "desejos na gravidez", mas desta vez não escapa.

Cá para mim no que toca a esta temática fazia duas distinções de situações completamente diferentes:

- O mimo da gravidez: Este para mim corresponde aos desejos da gravidez mais hollywoodescos, só porque nos apetece, porque precisamos de atenção, porque somos gulosas, porque uma grávida, nem que seja pouquinho, tem de dar trabalho ao marido/companheiro/namorado/ alguém que estima muito ou não, passar por uma gravidez e não ter um "chilique" alimentar é o mesmo que ir a Roma e não ir ao Vacaticano. 


- Necessidade fisiológica/ Carência nutricional?: Esta segunda situação sinceramente não sei se existe e a existir que nome se lhe dá!? Só falo baseando-me na minha experiência (não faço ideia se será minimamente científico ou não)  acreditando que aconteça o mesmo com muitas outras. Creio piamente que estes desejos que temos respondam a "apelos" feitos pelo corpo, porque lhe falta aquele nutriente em específico e/ou o bebé está passando por uma fase em que necessita de uma maior demanda disponível do mesmo nutriente.

Exemplificando: No início tive muito a fase multivitamínica (queria toda a fruta disponível: maçãs, laranjas, muitas laranjas, ananás muito ananás (que agora quero distância... mesmo sendo a minha fruta preferida de não grávida), tangerinas, clementinas, depois lembro-me de ter a fase salgada e avinagrada (eu que sempre amei doces); comecei a deixar o pão de lado (coisa que sempre adorei); também tive a fase de bifes e hamburgeres (ainda hoje apesar da carne não estar a ser a minha exigência alimentar, uma coisa é certa...esse bebé não gosta lá muito de peixe...se fosse esperar que me apetecesse peixe ainda não teria comido nenhum durante toda a gravidez.... o pequenote deve pensar que "peixe não puxa carroça"). Ah, algures por aí, também tive a fase do queijo (que sempre amei... a diferença era o prazer que tive naquela fase com um simples queijo e agora é coisa que não me importo nada) e a fase que durou até bem pouco tempo, a fase do leite achocolatado! Agora estou numa de cereais a toda a hora, cereais integrais, com flocos de aveia, com frutos....hummm, são as minhas melhores refeições e já dura 2 semanas!

Oxalá não me dê para a fase da batata frita... agora é que se estragava tudo!!!
E vocês notaram diferenças nos vossos paladares?

   

4 comentários:

  1. Também tive, e tenho, fases como tu. Inicialmente eram as saladas, fruta. Enjoei peixe e café que tanto adoro. Depois também veio a fase dos salgados e enjoo de doces. Depois a fase dos doces. E agora estou em que fase?? Hmmm, tudo:)

    ResponderEliminar
  2. Sortuda! Continuo muito elitista!! Aliás..antes de engravidar comia imenso, agora como tudo a menos de metade...Também é preciso ver que comia mesmo bem :D
    bjim

    ResponderEliminar
  3. Eu já tive a fase da fruta, dos doces, enjoei de bacalhau e comecei a gostar de camarões (que não gostava, mesmo!) :p eheh acho engraçadas estas mudanças!

    ResponderEliminar
  4. Papilas gustativas mais doidas!! Mas pelo menos fica provado que não é mariquice nossa e quem já teve grávida sabe-o bem!!

    Na gravidez há mais tendência a comer-se o que o corpo quer independentemente dos nossos gostos do que ser apenas "frescura"/ capricho nosso... sim também os há, né? lol

    ResponderEliminar