domingo, 26 de dezembro de 2010

15 semanas de gestação



E já só faltam 5semanas para metade dessa aventura!
A partir de agora, todos os meus sentidos viram-se para a barriguinha, qualquer movimento é sempre alvo de estudo minucioso, a ver se poderá ser um espreguiçar fofinho, uma cambalhota, qualquer coisa que sirva de primeiro contacto dele com o mundo exterior!
Sei que a partir de agora é possível sentir-lhe muito ao de leve, dependendo de vários factores, se bem que o normal é entre as 16 e 22 semanas, até depois disso (à medida que o bebé fica mais forte, claro), mas muitos relatos e bibliografia afirmam que há quem sinta qualquer  desde as 13semanas (o que acho muito precoce, mas vá-se lá saber...).
A semana que se passou uma vez por outra senti um borbulhar, tal como ontem uma ou outra fisgadinha no fundo da barriga, mas creio ter de admitir que a hipótese de serem gases ou simplesmente coisas cá para dentro a se esticarem para acomodar o útero que agora tem o tamanho de um melão, seja superior à possibilidade de ter sido o Vasco!
Mas uma coisa é certa já desde a semana passada que o Zeus tenta ouvir o que se passa dentro da minha barriga e assegura que ouve muito "movimento", "chapinhares" e água (e não são os meus intestinos), estendendo o teste ao pessoal da casa, todos afirmam ouvir o mesmo! Gostava eu também de ouvir...


Ele esta semana, deverá rondar no final os 10 -11cm (no início da semana passada, na consulta o Vasco tinha 9,3cm, o que é muito bom), o peso deverá rondar entre os 55gr e 75gr, os cabelos começam a crescer, as sobrancelhas e cílios também, é sensível à luz, foge se lhe colocares um foco de luz perto (essa semana ele vai conhecer a lanterna), os ossos estão a endurecer, a cabeça está totalmente suportada no pescoço em vez de pender sobre o peito, ele usa e faz todos os movimentos com o seu corpo que um bebé de 9 meses é capaz de fazer. 


Sem comentários:

Enviar um comentário