quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Saúde: Leite o meu melhor amigo


Hoje a rever conselhos para uma alimentação saudável, encontrei está claro uma grande abordagem ao leite. Já todos nós sabemos dos seus benefícios, mas nunca é de mais revê-los, independentemente da etapa da vida que nos encontremos.

Desta forma e porque é sempre bom fazer reciclagem de conhecimentos, deixo-vos alguns motivos para consumir leite (se és daqueles intolerante à lactose, aí aconselho que fuja do leite, como o diabo foge da cruz):

1)  Leite ajuda a manter a linha – o consumo da bebida ajuda no processo de perda de peso e, com isso, previne problemas como a obesidade.  

2)  Leite hidrata - o leite é constituído por 90% de água e também electrólitos. Uma pesquisa numa Universidade do Reino Unido, concluiu que o leite magro produz uma significativa melhora na hidratação após actividade física em comparação com outras bebidas, como água e alguns sucos de frutas.


3)  Leite ajuda no controle da diabetes - o leite pode ser um importante coadjuvante no tratamento e prevenção deste problema, uma vez que o alto teor de aminoácidos presentes, favorece o controle da glicémia e a acção da insulina e, dessa forma, actua positivamente sobre as taxas de açúcar no sangue.


4)  Leite ameniza as cólicas menstruais - um estudo realizado na Jordânia afirmou que adolescentes que consumiam três porções de cálcio por dia, sentiam menos dores do que as que não consumiam, porque o cálcio participa nos processos de contracção e de relaxamento muscular, do útero. Esse estudo sugere que sem o cálcio, o músculo permanece contraído por um maior período de tempo, causando dores.
 

5)  Leite é uma excelente fonte de cálcio - o leite representa a maior fonte alimentar deste mineral com uma excelente facilidade para ser absorvido.


6)  Leite é um alimento completo e versátil - além de conter proteínas, hidratos de carbono, lípidos, vitaminas e minerais.

7)  Leite é um alimento seguro - Utilizado nas embalagens de longa vida, que emprega altas temperaturas durante o tratamento da bebida, o que impede a sobrevivência e o crescimento de microorganismos.
 

8)  Leite contém proteínas de alto valor biológico - as proteínas do leite, incluindo as proteínas do soro, além de seu alto valor biológico, que actuam como agentes antimicrobianos, anti-hipertensivos, reguladores da função imune, assim como factores de crescimento.


9) Leite ajuda a dormir melhor - Ooleite é considerado um boa fonte de triptofano, que é um aminoácido essencial e indutor do sono em casos de insónias leves e moderadas.  Esse aminoácido é precursor da serotonina, que actua como um sedativo natural no cérebro humano. É por isso que para a insónia recomenda-se um copo de leite morno antes de dormir. 


10) Leite é fundamental em todas as faixas etárias - para as crianças proporciona o crescimento saudável de ossos e dentes; para os adultos garante uma boa quantidade de massa óssea; para as gestantes é fundamental na formação do feto; e para os idosos evita a perda de massa muscular e óssea decorrente da idade avançada.


4 comentários:

  1. Só há uma questão, é que actualmente nós consumimos leite Ultra-pasteurizado, quando antigamente usava-se leite apenas pasteurizado (que vinha naqueles pacotes plásticos, chamado de "leite do dia"). Ora, o "leite do dia" que se consumia antigamente tinha muitos mais benefícios para a saúde, porque continha muitas mais proteínas essenciais que se perdem (ficam desnaturadas) com a Ultra-pasteurização. Contudo, o leite mesmo sendo ultra-pasteurizado continua a ser um alimento importante. Só tenho pena que não dêem a opção de venda de "leite do dia" para quem quisesse. Coisas da ASAE de certeza...

    ResponderEliminar
  2. Cá realmente desconheço, pelo menos nunca estive desperta para saber se existe. Contudo, existe nos super e hipermercados continentais, pelo menos existia!

    ResponderEliminar
  3. Mas devia ser leite da mesma espécie, isto é, o leite de vaca devia ser só para as vaquinhas e não para o ser humano. Por isso é que o leite é um verdadeiro veneno para muitas pessoas, causando cólicas e diarreias. Como no meu caso. Porém, adoro o sabor do leitinho :(
    Ana Gama

    ResponderEliminar
  4. Epah, tenho pena de quem não possa desfrutar do leitinho e sem ter diarreias e outros desconfortos gastrointestinais. Eu que gosto e uso e abuso!

    Só faço uma objecção! Na altura de amamentação, por favor, não dêem outra coisa que não leitinho materno humano!! Cabra mama na cabra, gatos mamam em gatos, vacas mamam em vacas...não ponham os nossos pequeninos a mamar, leite em pó, papas ou pior ainda "em vacas"!!

    ResponderEliminar