domingo, 18 de julho de 2010

Admirem-se: Tenho vontade própria!! (Aviso: post comprido) :)

A ver se esclareço:

Na última semana, uma das questões mais abordadas e suspeito que será ainda abordada por muitos, mesmo pelos que eventualmente leiam este post (só para se certificarem que as respostas são coerentes) é: Se estão planeando um casamento com todos os extras de um casamento dito convencional, porque não se casam na igreja?

Aparentemente respostas como: Por que sim! ou Porque não? são claramente insuficientes!

Apetecendo devolver perguntas do género: Porque tenho de seguir padrões que não são os meus? Serei menos casada, se não me casar na igreja ou se um padre não me casar? Então surgem respostas do género: Mas a vossa relação não estará abençoada! Isto dito por pessoas que obviamente não conseguem ver mais além. Nós estamos juntos há quase uma década e por acaso, somos muito devotos um do outro, espantem-se mas a verdade é que nos vamos casar por amor... E não foi isso que Jesus preconizou como lei máxima: Amei-vos uns aos outros. Então pergunto: Só por si, já não é uma relação abençoada?


E se por acaso ele até tem fobia de multidões porque fazer um casamento, que não seja do seu agrado...se é a festa dos noivos porque fazer algo que só nos stresse... Há coisas que na nossa opinião, devem ser íntimas se o desejarmos e quem nos rodeia e nos perceba, compreenderá na perfeição!

E se até conseguimos escolher lugares e formas de celebrar que nos pareçam mais sugestivas que ir para uma igreja mal iluminada, provavelmente com partilha de decorações com outros casais do dia e depois passar para um segundo cenário para a recepção, com perda de tempo na deslocação e fotos do casal. Preferimos outra alternativa: escolher um único local para a cerimónia e recepção, permitindo uma melhor rentabilização do dia com os familiares queridos.

Alem do mais, e nem questionado a minha fé (que me é muito própria, e não se manifesta apenas nas escassíssimas idas à igreja, onde muito se desfila e se fala da vida alheia) não sou a típica católica que nem sabe bem, onde fica a igreja mas consegue-a encontrar no dia do casamento, porque alguém lhe disse que assim tinha de ser ou porque não foi ela que conduziu até lá... tenho vontade própria, e não faz o meu género ir à igreja só para constar e fazer o papel de religiosa, trata-se de coerência!


Felizmente existem muitos que nos surpreendem, pela sua aceitação a essas "modernidades", como por exemplo os meus pais, em especial o meu pai que sempre foi muito severo e respeitador das tradições religiosas, mas acima de tudo deseja ver a sua filha feliz e está muito entusiasmado com os preparativos, inclusive hoje empenhou-se em escolher o vestido, recusando todas as minhas simples propostas e insistindo em eu ir tipo Barbie, afirmando que será só um dia... :)


5 comentários:

  1. Dreia, cada um está livre de fazer aquilo que quer, ninguém pode julgar ninguém pelas suas escolhas... Que sejas muito feliz!!!

    ResponderEliminar
  2. Tens toda a razão quando dizes que queres casar-te com o teu marido da maneira que achares melhor para vocês... O casamento é algo divino, não só no sentido religioso. É algo único juntar duas vidas, duas almas para a vida toda. Mesmo que casasses na igreja, com toda a pompa e circunstância, com uma cerimónia cheia de protocolos e de rituais sem sentido, iriam falar mal na mesma, haveria sempre alguém preparadíssimo para criticar... Não ligues e faz como bem entenderes. Consulta o teu mais que tudo, junta a tua opinião e a opinião de alguns familiares e/ou amigos (se assim o entenderes) e seguem em frente. O mais importante é admitires, à frente da tua família e amigos mais chegados que amas o teu marido e que com ele queres constituíres família até ao fim das vossas vidas (haverá algo mais romântico?). E podes acreditar: mesmo depois de casada vai haver sempre alguém que vai criticar as tuas escolhas e só vais ligar alguma se assim o achares necessário (fala a voz da experiência)...

    ResponderEliminar
  3. Sem mais nada a acrescentar...davas uma boa conselheira Ana, devias considerar abrir consultório!

    ResponderEliminar
  4. Aliás...à laia de concordância com tudo o que escreves principalmente com a parte: "vai haver sempre alguém que vai criticar as tuas escolhas",estás certíssima... jamais quero ter a pretensão de agradar a todos!!Se me agradar a mim já me dou por satisfeita!

    ResponderEliminar
  5. Ora nem mais... Quanto ao consultório, é um caso para se pensar, é uma boa opção caso o sector da educação continue da maneira que está, lol! Tinha pensado em abrir um restaurante, mas como tenho de fazer dieta... Agora falando a sério, as únicas pessoas que tens de agradar são, e em primeiro lugar, tu (como disseste e muito bem) e a seguir ao teu marido, pois é com ele que vais viver. Agradar, no sentido de concordar, ou pelo menos chegar a um acordo, não no sentido de fazer tudo o que ele mandar, já lá vai o tempo disto... Somos mulheres nascidas no século XX mas com mentalidade do século XXI!

    ResponderEliminar