segunda-feira, 3 de maio de 2010

Mitos sobre as relações

Antes de se apaixonar pelo homem errado, lembre-se:


1. O Mito da Alma Gémea

Está bem, que as há há, como as bruxas, mas tal como as bruxas, qual foi a última vez que viu alguma? O que há são várias almas mais ou menos compatíveis. Lá porque se divertem imenso e vão ao cinema e jantar fora, não quer dizer que consigam aguentar uma relação de chatices diárias, com casas para pagar, louça para lavar, banheira para partilhar, e a adrenalina em baixo. Mas claro que muitas vezes isso só se descobre experimentando, não é...

Se não quiser condenar-se a passar imenso tempo a inventar esquemas para fugir da rotina e para ‘apimentar a relação' e a ‘dar tempo' e a visitar terapeutas familiares, tenha mas é o bom senso de escolher alguém com quem seja agradável viver.


2. O Mito do Merecimento
"Ai eu aqui coitadinha tão gira, tão culta, tão esperta, tão boa pessoa, não merecia mesmo um Príncipe?" Pois merecia, mas se viver à espera de ‘retribuição', vai ter muitas desilusões.


3. O Mito dos Opostos que se Atraem
Pois dizem os psicólogos que não se atraem, não senhora, o que nos atrai, mesmo em pessoas muito diferentes de nós, é aquilo em que se parecem connosco, como nos valores, hábitos e não se gostam de step ou feijoada ou das Caraíbas, mas, também dizem os psicólogos, as relações mais sólidas nascem entre pessoas que tiveram infâncias ou experiências de vida idênticas.


4. O Mito da Primeira Vez “ser Óptima”
A culpa é do cinema. E das telenovelas. E dos romances. Fizeram-nos tal lavagem ao cérebro desde que começámos a ter idade para ver cenas de sexo que a partir daí acreditámos piamente que tudo acontecia assim, naturalmente, sem atropelos, sem sutiãs encravados nem sapatos malcheirosos nem mãos desajeitadas... Se a primeira vez não viu estrelas, não desanime. Tudo se treina.


5. O Mito da Honestidade


"Olha, ó João Carlos, antes que me dês um beijo na boca deixa-me que te diga que já tive 34 namorados antes de ti, especialmente o Vasco que era um monumento de homem até me dar uma grandiosa tampa, sou psicótica com as dietas e só como meia folha de alface por dia, por acaso não tenho os dentes verdes, não? Ah, adoro beber até cair para o lado, também adoro crianças e estou louca para ter uma equipa de futebol mas tenho uma verruga vaginal que me incomoda imenso, olha importas-te que vá à tua casa de banho, o jantar caiu-me mal" (depois não se esqueça de voltar e dizer "Não vás lá agora") e por último a machadada fatal: "A minha mãe vai gostar tanto de ti!" Não seja honesta! Pelo menos no primeiro dia! Diga-lhe o mínimo indispensável e ouça muito.



6. O Mito do Resgate
Há-de vir alguém (alto, louro e com dinheiro) resgatá-la à sua triste vida, mesmo que esteja sentadinha em casa a ver a novela. Só se for o homem da pizza - isto se mandar vir uma pizza, obviamente - e se o homem da pizza for psicopata daqueles que olham para uma pessoa e ficam instantaneamente apaixonados, porque de outra maneira, quem fica à espera arrisca-se a esperar para sempre.


7. O Mito da Dependência

Só conseguimos ser felizes com outra pessoa e essa pessoa há-de nos dar aquilo que lhe damos a ela. Mentira: nem precisamos desesperadamente de outra pessoa nem o amor é assim tão matemático. Dedique-se a ser feliz sozinha para aprender a ser feliz a dois.


Sem comentários:

Enviar um comentário