terça-feira, 25 de maio de 2010

E para o jantar...Fondue de queijo como atracção principal


Hoje fiz para o jantar algo que aprendi à pouco tempo e ainda estou a experimentar de várias formas, mas o de hoje ficou mesmo no ponto!!Muito delicioso!
Experimentei pela primeira vez o fondue de queijo(até então nem sabia o que era isso) na casa de um casal que prima pela elegância, charme e simpatia!! E para melhorar o quadro, imaginem que ele é o raro rapaz, em que chegas a casa e tens o jantar feito, e não estou a falar de sandes ou batatas fritas com ovos e salsichas... Mas de verdadeiros pratos que fariam muitas boas "donas de casa" corar!! Então foi ele que me apresentou ao fondue de queijo vegetariano, e quando me apaixono por uma coisa, não resisto em investigar e repetir quantas vezes quiser aqui em casa!! Já fiz com carnes, mas não gostei ficou muito enjoativo!

É uma receita fácil, que pode servir de aperitivo, entrada ou prato principal...usem a vossa imaginação! Hoje a ementa foi um creme de legumes com miolo de camarão (muito delicioso), e depois ficamos a comer o fondue até não restar nada para contar história (ainda bem que o fotografei!)!

Ingredientes:
- Pão tipo caseiro pequeno suficiente para 3 pessoas;

- 1 pacote de queijo ralado(escolho o pacote com 3 queijos);

- Cerca de 200ml de maionese ( o que é mais ou menos metade de um frasco de 450ml, escolhi uma maionese light);

- 1 cebola média, picada em meias luas finas, pimento (os vegetais são um pouco ao critério de cada gosto, até pode-se colocar cogumelos, deve ficar excelente, usei os descritos)

- Uma pequena pitada de pimenta branca, abusar dos oregãos;

- Tostas em formato pequeno.

Modo de preparação:
1) Num recipiente corte as cebolas e o pimento, adicione os oregãos e a pimenta, acrescente a maionese e o queijo, misture e reserve;

2) Corte a parte de cima do pão, e retire o seu miolo cortando-o para posteriormente também ir ao forno e ser utilizado como torras;

3) Recheie então o pão com o preparado anterior;

4) Leve ao forno e aguarde até o pão tostar e o seu interior estar fundido e cozido, o que demora sensivelmente 45min, dependendo da temperatura utilizada;



Serve-se com torras a acompanhar. Desta forma vamos tirando o fondue e barramos nas torras.
Nas receitas que pesquisei também se fala de substituir a maionese pela mesma quantidade de molho bechamel, ainda não tive oportunidade de experimentar, mas se o fizerem digam-me de vossa justiça!


Bom apetite!!

Sem comentários:

Enviar um comentário