quinta-feira, 13 de maio de 2010

Coisas de pobre ou dias de crise nas casas portuguesas! Parte II

Strogonoff!
Se perguntar a alguém qual é o prato favorito e a criatura responder "istrogonofi" pode ter certeza é pobre!


Visita surpresa!


Pobre gosta de fazer visita surpresa na hora do almoço ou jantar. Quem tem dinheiro (e educação), telefona com dias de antecedência para marcar a visita e leva um bom vinho ou sobremesa para os anfitriões.


Loja de chineses


E todos nós já lá pusemos os pés… sempre que me sei que há lá alguma coisa que até me dá jeito, lá estou eu…mas, se entras numa loja dessas querendo um presente para tua mãe é por que és uma criatura digna de pena.


Cama beliche!

Móvel típico de pobre, que se reproduzem como coelhos e tem que dormir em algum lugar, uns em cima dos outros. Rico tem no máximo dois filhos. E cada um tem o seu quarto.


Acampamento!
Acampamento. Pobre! Pobre!! Pooooobre!!! Rico quando viaja vai para um hotel ou resort.


Ir a uma festa de aniversário ou casamento sem presente e falar: "O presente vem depois!"
Quando alguém te faz um convite deste género, na verdade está convidando o presente que vais trazer. Se és pobre dê uma desculpa e recuse o convite.


Fila (de qualquer tipo)!

Nestas festas foram só filas…enoorrmmeess! Rico não espera na fila do banco, ele manda o estafeta ou telefona ao gerente. Também não espera em fila de restaurante, ele tem reserva. Não se aglomera na entrada de espectáculos ou jogos, segue para o camarote, sem interferências. No cinema e teatro, ele é convidado e passa ao lado de todos. Padaria, farmácia e supermercado são lugares que um cidadão abastado dificilmente entra, alguém fará isso por ele.


Vales!

"Vale" já é uma palavra da hierarquia de garage(!), mirage (!) ou viaje(!!!)…argh!! É coisa de poooooobre mesmo!! Vale para refeição: tem coisa pior do que entrar naquele restaurante chique no aniversário de namoro e perguntar: "Aceita vale?" Vale para compras alimentares, tipo aquela carta do modelo com descontos magníficos…lol, fico toda feliz por poder poupar trocos!


"Faz financiamento?"!

Salvo carros e casa, qualquer outra bugiganga inclui-se nesta frase como... coisa de pobre! Para quê perguntar quantas vezes pode pagar uma televisão!


Malas térmicas!

O que é isso!! Chega-se na praia arrastando pela areia aquela mala, cheia de cerveja e pão com “mortandela”! Rico sai da praia e vai a um restaurante!


“Iorgute, resistro, mortandela, mendingo, tóchico, chalchicha, imbigo, largatixa, telavejo, friza, sôfa, candilhos, gama, binsuado”…

Pérolas destas não nos faltam, resultado...é pobre! Pedir para essas pessoas falarem palavras simples como paralelepípedo, helicóptero é uma afronta. Camões revira-se no túmulo cada vez que ouve essas relíquias...


Sem comentários:

Enviar um comentário